Oração da Gestalt-terapia

Eu faço minhas coisas,
você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas
Você é você e eu sou eu
E se por acaso nos encontramos, é lindo
Se não, nada há a fazer.
Fritz

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Padrão de beleza!

As cirurgias plásticas estão fazendo muito sucesso no mundo teen, o padrão inatingível de beleza amplamente divulgado pela televisão, revistas, cinema, desfiles e comerciais, integrou nos valores sociais um padrão de beleza que pode comprometer a auto-estima e o bem-estar dessas jovens.
Acaba-se produzindo uma sociedade inumana, que usa o corpo da mulher, e não sua inteligência, para divulgar seus produtos e serviços, gerando um consumismo erótico.
Muitas vezes, pensamentos como ‘’tenho que ter aquilo” ou “ tenho que ser de tal jeito” para estar incluído no padrão de beleza, tem significante relação com sentimentos de vergonha e angústia e indicam influenciar a distorção da imagem corporal (DIC), em que se tem uma preocupação exacerbada com o “excesso” de peso e uma avaliação repugnante de si, fazendo com que a pessoa não se sinta bem sendo ela mesma. Assim, se distancia do contato consigo mesmo e desenvolve padrões rígidos de comportamento que são aceitos pelo mundo, desempenhando papéis de um “deveríamos ser”, e se afastando do que realmente é.
É importante o acompanhamento psicológico antes de realizar uma cirurgia plástica, pois este procedimento causa mudanças orgânicas e psicológicas como dificuldade de auto-reconhecimento, de sociabilização, relacionamento e de aceitação da nova imagem, já que o ideal esperado vem de um padrão que muitas vezes é inatingível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!