Oração da Gestalt-terapia

Eu faço minhas coisas,
você faz as suas
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas
E você não está neste mundo para viver de acordo com as minhas
Você é você e eu sou eu
E se por acaso nos encontramos, é lindo
Se não, nada há a fazer.
Fritz

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Humanismo e Gestalt

O Renascimento que originou o Humanismo é o renascer do homem, com o Positivismo o homem começa a “pensar”, conseqüentemente mudando a sociedade, sendo o homem como centro. Para Sciacca, o homem se descobre como construtor do seu mundo e reivindica a liberdade do seu espírito, é consciente da sua força criadora da sua ação e da nobreza de sua natureza, que atua e conquista com suas obras.
Para Cícero, o termo humano supõe três elementos:
Aquilo que define o homem como homem, o que vincula o homem a outro homem e aos homens em geral e aquilo que forma o homem como homem.
O ideal é que as pessoas cheguem cada vez mais perto do que elas são, em sua essência, fazendo uma reflexão profunda de si própria, quanto mais autor de sua vida mais humano, para Ribeiro 1985, este consumar a essência é um produzir existencial permanente, fazer recurso a potencialidades, desconhecidas ou não usadas, um desdobrar-se à procura da própria totalidade.
Predispor ao cliente, na terapia, a busca do seu sentido, às vezes sendo o inicio de sua humanidade. Se perceber para poder se auto-regular. O indivíduo é responsável por ele, ele é quem erra quem sente raiva, quem sente alegria.
A Gestalt tem o homem como centro, valor positivo, que se auto- regula Ribeiro 1985, se leva a algumas perguntas com radicalidade: o que é o homem, a mulher, o ser humano na minha visão de mundo?Aqui e agora, na historia do ser, o meu dialogo parte de que apelo e caminha para que apelo?Qual é o meu discurso com relação ao meu ser e ao ser dos outros? Sendo a proposta da Gestalt-Terapia para o autor, mais que uma reflexão humanística, ela se realiza a partir de uma postura básica, filosófica, existencial; Ser uma resposta a um modo especifico de estar no mundo e a ele reagir.
Concluo com as palavras de Ribeiro 1985, a influencia do Humanismo na Gestalt, com uma preocupação da valorização do humano, lidar com o que ela tem de positivo, seu potencial de vida, é a postura humanística sem esquecer os limites pessoais, os fracassos e impossibilidades de mudança, aqui e agora, fazer uma reflexão a partir do positivo, do criativo, do que é potencialmente transformador aquilo que o indivíduo tem a sua disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem!